Josh Homme

Josh Homme – Bélgica, 2013 (Foto: Kmeron)

Nativo da Califórnia, Joshua Michael Homme ou apenas Josh Homme, nasceu no dia 17 de Maio de 1973.

Josh Homme ganhou destaque no mundo da música como um dos fundadores da banda mais influente do Stoner Rock,Kyuss, fundador da Queens of the Stone Age e como cofundador da Eagles of Death Metal. Homme também lançou vários álbuns improvisados com a parceria de músicos da cena de Palm Desert, que originou a The Desert Sessions e ainda produziu projetos próprios e de diversos artistas.

Conhecido também por seus vários pseudônimos – J.Ho., Joe’s Hoe, The Ginger Elvis, Baby Duck, King Baby Duck, DP Pete, Zombie Zebra (Eagles of Death Metal), Carlo Von Sexron (The Desert Sessions), DJ Ho e vários outros – Homme chama a atenção por ser irônico, ter grande senso de humor e dar respostas diretas, honestas e peculiares a perguntas de jornalistas, ao mesmo tempo considerando-se um cara conservador.

Josh cresceu nos subúrbios da Califórnia e não era um dos melhores alunos na escola.
Influenciado pelo Hard Rock e Heavy Metal, tendo como inspiração Pink FloydPentagramSteppenwolfLed Zeppelin eBlack Flag, começou a tocar guitarra aos nove anos de idade e teve sua primeira banda aos doze, chamada Autocracy.

Aos quatorze anos, junto com seus amigos de escola (John Garcia e Brant Bjork), montou a Katzenjammer, na qual era guitarrista, que mais tarde passou a se chamar Sons of Kyuss e depois do primeiro EP lançado foi encurtada para Kyuss.

Kyuss foi um fenômeno nos anos 90, conhecida por suas “generator parties”, onde os membros dirigiam até locais isolados no meio do deserto, conectavam geradores e tocavam seus sólidos riffs ao ar livre.

Em 1995 com a separação da Kyuss, Homme uniu-se a Screaming Trees como guitarrista para turnê. Ele e o vocalista,Mark Lanegan (que mais tarde tornou-se vocalista adicional da Queens of the Stone Age), se tornaram amigos, mas Homme não contente com a desarmonia e falta de progressão do grupo, deixou a banda em pouco mais de um ano.

Com a saída da Screaming Trees, Homme fundou a Gamma Ray que tornou-se Queens of the Stone Age em 1997. Uma banda de estilo único, mais a sua cara e focada em seus gostos.

Queens of the Stone Age (ou QOTSA) teve seu primeiro álbum autointitulado lançado em 1998, no qual Josh, além de guitarrista e baixista, apareceu como vocalista e produtor. O álbum fez bastante sucesso entre os novos fãs e também aqueles que acompanhavam sua carreira desde a Kyuss.
Depois da estreia do primeiro álbum, foram lançados vários singles e EP’s. Nos anos seguintes, álbuns ao vivo e de estúdio.
Mesmo passando por diversas perdas e reformulações nos membros da banda, a Queens of the Stone Age nunca deixou de evoluir musicalmente, a banda segue em atividade até os dias de hoje.
Ao longo de sua carreira, ele foi criando projetos paralelos e produzindo outros artistas.

Fundada em 1997, a The Desert Sessions apresenta sempre uma compilação de jams gravadas no Rancho De La Luna, com diversos colaboradores, entre eles, Brant BjorkPJ HarveyTwiggy RamirezDave CatchingNick OliveriMark LaneganBen ShepherdJohn McBainJosh FreeseChris GossAlain JohannesDean Ween e muitos outros da cena musical de Palm Desert. Até o momento, foram gravados dez volumes e Homme ainda demonstra intenção em continuar com as gravações.

Eagles of Death Metal (ou EODM) que Homme afirma não ser um projeto paralelo e sim sua segunda banda, surgiu em 1998 com a parceria de Jesse Hughes durante as gravações da The Desert Sessions 3&4. Nesse projeto, Homme realizou um sonho e assumiu a bateria.
Com o sucesso da Queens of the Stone Age foi complicado focar no novo projeto e sendo assim, seu primeiro álbum foi lançado somente em 2004.
Apesar de ter cofundado a banda e de gravar as faixas em estúdio, Homme não participa de turnês, fazendo apenas aparições ocasionalmente em apresentações ao vivo.
Desde seu álbum de estreia, a Eagles of Death Metal lançou mais dois álbuns de estúdio e, atualmente, a banda continua em atividade.

Em 2005 foi mencionado pela primeira vez publicamente por Dave Grohl em uma entrevista, que ele juntamente com Josh Homme e John Paul Jones estariam iniciando um novo projeto. Circularam rumores a partir de então e em 2009 surgiu oThem Crooked Vultures, nome o qual o power trio foi batizado.
O álbum homônimo e de estreia do foi lançado no mesmo ano. A banda saiu em turnê e participou também de alguns programas de televisão, com o sempre companheiro Alain Johannes como guitarrista de apoio.

Outras colaborações de Homme incluem, Mondo GeneratorFoo FightersPJ HarveyFatso JetsonMark Lanegan Band,Trent ReznorMasters of RealityMillionaireWellwater ConspiracyU.N.K.L.E.Primal ScreamMelissa Auf der MaurPaz LenchantinDeath from Above 1979Earthlings?MastodonPeachesThe Strokes, Local HBiffy ClyroThe Prodigy,Chris GossThe HivesArctic Monkeys e Dean Ween, além de composições para trilhas sonoras de filmes e programas de televisão.

Suas parcerias mais recentes foram com a cantora Florence Welch (Florence + The Machine MTV Unplugged – cover de“Jackson”, canção conhecida na voz de Johnny Cash); um vídeo de divulgação do novo álbum da banda Scissor Sisters; aparição em um vídeo sobre a turnê de despedida de Glen Campbell; rápida aparição no clipe de “Freedom at 21”, do músico Jack White e colaboração na música “The Last Train” e na produção de “Hell Comes to Your Heart”, álbum da banda Mondo Generator, lançado em 2012.

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS