Dean Fertita

Dean Fertita

Dean Fertita – Radio 1 Live Lounge, 2013 (Foto: BBC)

O habilidoso multi-instrumentista e compositor Dean Fertita nasceu em Royal Oak, no Michigan, em 06 de Setembro de 1970.

Dean foi membro da Reigndance, banda na qual um dos integrantes participou do reality show “Real World” da MTV em 1992. O músico pode ser visto em alguns episódios.

Além de tocar guitarra, baixo e teclados, Fertita também canta e, inclusive, foi vocalista e guitarrista da banda The Waxwings. No ano 2000, a banda assinou com a gravadora Bobsled Records e começou a trabalhar no seu álbum de estreia, em 2002 o segundo álbum foi lançado e banda teve problemas com a gravadora. O terceiro álbum foi gravado com Brendan Benson em 2004 e um ano depois, através do site oficial, foi declarado que a banda estaria começando a trabalhar em canções para um quarto álbum estúdio. Desde então, os membros da banda se envolveram com outros projetos e não há informações sobre a The Waxwings.

Com a dissolução da The Waxwings, Fertita foi recrutado por Brendan Benson para colaborar tocando guitarra e teclados durante sua turnê, o mesmo aconteceu quando Brendan formou a The Raconteurs. Mais tarde Brendan Benson também produziu o álbum de estreia solo de Fertita.

Em 2007, através de Hutch, Dean juntou-se a Queens of the Stone Age para substituir Natasha Shneider nos teclados e como guitarrista adicional. Desde então, Dean participou de faixas bônus do álbum “Era Vulgaris” (lançado em 2007), turnês e recentemente do sexto álbum de estúdio da banda, “…Like Colockrwork”.

Juntamente com Jack White (The White Stripes), Alison Mosshart (The Kills) e Jack Lawrence (The Raconteurs), em 2009 Fertita integrou o supergrupo The Dead Weather, durante os dois anos, participou das gravações de dois álbuns e shows em turnês.

No mesmo ano, Dean Fertita lançou seu álbum de estreia solo, “Hello=Fire”, que foi gravado em vários estúdios contando com a participação dos membros da Queens of the Stone Age. Algumas das faixas do álbum foram escritas em 2005 e 2006, enquanto ele estava em turnê com Brendan Benson. O álbum foi lançado em 2009 e “Nature of Our Minds” foi o seu primeiro single. Fertita tinha intenção de realizar uma série de shows, no entanto depois de entrar para o quarteto The Dead Weather, as performances ao vivo foram canceladas.

Em 2010, Fertita se envolveu com a Eagles of Death Metal, segunda banda de Josh Homme. Ele participou de alguns shows enquanto substituía o baixista Brian O’Connor. Além disso, regravou a canção “Different Plane” (The Waxwings) para um comercial de televisão dos Estados Unidos.

Um ano depois, Dean Fertita revelou que tinha começado a trabalhar em seu segundo álbum solo, mas que seu foco principal eram as gravações do sexto álbum de estúdio da Queens of the Stone Age.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS